"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma nuvem gigante de gás quente ao redor da Via Láctea

Uma nuvem gigante de gás quente ao redor da Via Láctea
Nossa galáxia continua a surpreender. A surpresa desta vez veio da mão de uma equipe de astrônomos nos controles do telescópio de raios XChandra , da NASA. Via Láctea , de fato, parece estar completamente cercado por um halo grande de gás quente que se estende em todas as direções, formando um "balão" de centenas de milhares de anos-luz .
A massa total do halo gigante, dizem os pesquisadores, é comparável com a soma de todas as estrelas da galáxia . Se estes dados forem confirmados, eles poderiam resolver o "mistério dos bárions perdidos" , um problema que tem mais de uma década atormentando os astrônomos em todo o mundo. O estudo foi publicado no The Astrophysical Journal .
Os bárions são partículas (como prótons e nêutrons), que são os "tijolos" de matéria sólida. Com efeito, 99,9% da massa dos átomos no universo é composto por bárions. Os dados obtidos a partir de halos de gás e galáxias extremamente distantes indicam que o "bariônica" presente na juventude Universe representou cerca de um sexto da massa da matéria detectado, mas nunca observadas escuro. No entanto, no presente, e mais de 10 mil milhões de anos após o "censo" de bárions presentes em estrelas eo halo da nossa galáxia (e galáxias mais próximas) mostra apenas a metade das pessoas que deveriam ter .
Agora, uma equipe de cinco pesquisadores, utilizando um combinado EUA telescópio Chandra, o europeu XMM-Newton e japonês Suzaku conseguiram determinar a temperatura, o comprimento e massa deste gás auréola infernal. Assim, os cientistas têm determinado que a temperatura da auréola entre 100.000 e 250.000 graus Celsius, várias centenas de vezes mais do que a superfície do sol
Outros estudos têm mostrado que a Via Láctea, como outras galáxias, é, literalmente, trancado em gasbags quente, com temperaturas que variam entre 10.000 e 100.000 graus. Mas uma nova pesquisa mostra que ardliente halo de gás ao redor da Via Láctea é muito maior e mais massivo do que o saco envolvente quente. "Nós sabemos que o gás é em torno da galáxia, diz Anjali Gupta, o primeiro autor do estudo E nós sabemos como ele é quente Agora, a pergunta principal é:.. Quão grande é a nuvem e como fazer a massa? '

Uma enorme massa

Para iniciar a procura de respostas, os astrônomos complementado dados do Chandra com o XMM Newton e Suzaku. Eles concluíram que a massa de gás é realmente enorme, variando entre 10.000 e 60.000 milhões de soles, talvez até mais. "Nosso trabalho-diz Smita Mathur Enquanto isso, o co-mostra que os valores de mercado atribuídos a cada parâmetro, as observações do Chandra implicam a existência de um grande reservatório de gás quente ao redor da Via Láctea. Uma reserva que se estende a pelo menos algumas centenas de milhares de anos-luz, mas pode chegar a até cercar todo o nosso grupo local de galáxias. Enfim, sua massa é muito grande. "
A massa estimada depende de factores tais como a quantidade de oxigénio em relação a hidrogénio, que é o elemento dominante de gás halo. No entanto, e apesar de ser apenas uma estimativa, os dados representam um passo importante para resolver o caso dos "bárions perdidos" um mistério tentadora para os astrónomos durante mais de uma década.
Apesar de todas as incertezas, o trabalho de Gupta e seus colegas fornece a melhor evidência que temos de que os "bárions perdidos" da galáxia são escondidos, de fato, em um halo de gás quente que rodeia toda a Via Láctea. A densidade estimada do halo é tão baixa que halos em torno das galáxias outros sililares ter ido tão longe despercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário