"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

sábado, 6 de outubro de 2012

A Verdade e o seu absolutismo



The_Big_Bang
Conforme a sequência de postagens, antes de explorarmos o que seria uma postura condizente com a busca pela Verdade, precisamos finalmente falar sobre o conceito de Verdade.

As postagens anteriores tiveram como objetivo separar os conceitos Realidade (fatos) e Verdade (informação). A postagem anterior a esta estava focada exclusivamente no tema Realidade. Esta estará inteiramente voltada ao tema, ou ao conceito, Verdade.
A Verdade só existe na mente de uma criatura, certo? Completamente errado. A Verdade, ou melhor, sua existência, precede e independe da existência de qualquer mente ou inteligência com a capacidade ou não de acessá-la. O que existe na mente de qualquer inteligência é uma interpretação limitada da Verdade. Sobre isso falaremos nas próximas postagens.
Tendo em mente a Realidade, ou seja, a totalidade de fatos e/ou elementos que configuram o universo, a Verdade está contida na Realidade, sendo a totalidade de informações que explicam a Realidade.
O universo existe, assim como todas as informações que explicam sua origem, seu destino, sua estrutura, suas leis, seus elementos e suas variáveis. Esse conjunto de informações configuram a Verdade.
Aqui vale a pena lembrar algo dito nas postagens anteriores. Quando chegamos aqui, o universo já existis havia muito tempo. Somos justamente produto da interação de algumas das suas leis, forças e elementos. Se o universo já existia havia muito tempo, sem nós, as informações que explicam sua natureza e seu funcionamento também já existiam, antes de nós.
Podemos chamar a totalidade das informações contidas no universo de Verdade Absoluta? Claro que sim. Porém, não seria toda e qualquer Verdade também absoluta? Vejamos…
Onde reside então o absolutismo da Verdade? No simples fato de existir apenas uma única resposta possível, um único conjunto de informações, para cada pergunta em potencial. No universo não existem duas informações diferentes que expressem ou expliquem um mesmo fato e/ou elemento. Isso é absolutismo. O relativismo dessas informações não existe no universo.
Vejamos um exemplo bem simples que elucide isso. Suponha a seguinte pergunta em potencial: “Que tipo de força fez com que surgissem as primeiras estrelas?”
Não esqueça que é uma pergunta em potencial. Por que? Porque falamos de uma informação existente no universo desde o momento em que começaram a surgir as primeiras estrelas.
Imagine outra pergunta em potencial: “Que tipo de processo é preciso que possam surgir as primeiras estrelas?”
Parece a mesma pergunta mas não é. Já a informação, ou resposta, que explique e atenda a esta segunda pergunta em potencial está e esteve presente no universo desde o momento em que passou a existir.
Independente qual dessas perguntas seja feita em algum momento da existência do universo, por qualquer que seja a forma de vida e o nível de inteligência e consciência que essa possua, o conjunto de informações que explique e responda a tais questões é único. E será único independente se alguma inteligência fará ou não essas perguntas durante a existência do universo.
O universo nasce com todas as informações necessárias à sua explicação e compreensão. Como já dissemos, toda informação está contida no próprio universo. A Verdade, ou melhor, o conceito de Verdade é uma informação, ou um conjunto de informações, que, independente da nossa existência e do nosso conhecimento, expresse e/ou explique um determinado fato e/ou elemento que configure a Realidade.
Resumindo muitíssimo a informação acima, Verdade é a única resposta possível a qualquer pergunta.
Agora reflita um pouco. Observe a você mesmo e tente imaginar por um instante todas as dúvidas ou perguntas que você tem sobre si mesmo. Agora pense que, independente de que você saiba (ou pense saber) ou não as respostas para cada uma dessas dúvidas, no universo (e você faz parte dele), existe uma única resposta. É a esse fato, essa única informação que expressa a realidade, que chamamos Verdade. Considere esta pequena reflexão sobre si mesmo como válida para o universo como um todo.
Mas você ouviu falar ao longo de toda sua vida que a Verdade é relativa. Que não existe Verdade absoluta. Sinto muito. Queira você ou não, goste você ou não, não existe no universo diferentes explicações para um mesmo fato.
O que você ouviu sua vida toda não serve para nada a não ser para justificar a forma com que lidamos com a realidade, onde a mentira, o engano e o relativismo são considerados parte integrante da nossa vida, e que, infelizmente, servem para manter as coisas como estão, o que é interessante para muitos.
Antes de irmos finalmente para o assunto em que tratamos de uma postura condizente com a busca pela verdade, ainda teremos que analisar as diferentes formas que a Verdade pode assumir depois que é filtrada pelo processo de percepção, análise e compreensão da criatura inteligente. 
FONTE:http://exofilosofia.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário