"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Atenção: O Apagão da Internet dia 09/07/2012




Bom, muitos devem saber que dia 09/07/12, pode ser o dia em que milhares de pessoas em todo Planeta, podem simplesmente ficar sem acesso a internet, devido ao Vírus DNSChanger, etc...,

Mas, se isso é verdade ou não, digo, sobre o Vírus..., enfim, devemos estar muito atentos ao que pode acontecer por baixo dos Panos neste dia ou nos dias em que muitos PCs podem ficar sem acesso a Internet...,  por exemplo, Guerras, Ataques, etc..., até as notícias chegarem, já seria bem diferente da original..., já que milhares de PCs sem acesso, sem informação, estaríamos fadados ao controle de informação por dispositivos Móveis, como Celulares, ou pela TV.

Estamos atentos...

Notícias do G1, de 24 de abril de 2012:

350 mil computadores podem ficar sem internet em julho, admite o FBI


Hackers infectaram esses computadores com código malicioso. 85 mil usuários foram infectados nos EUA.


Mais de 350 mil internautas de todo o mundo podem perder seu acesso à rede a partir de 9 de julho, quando o FBI apagará os servidores temporários que foram ativados após a descoberta de uma importante trama de pirataria.
A polícia federal americana criou um site (www.dcwg.org), que permitirá aos usuários determinar se seus computadores podem estar entre os afetados pela trama, informou nesta segunda-feira (23) um porta-voz do FBI à cadeia "CNN".
A interrupção se inscreve na operação "Ghost Click", que em novembro levou à detenção de seis cidadãos estonianos acusados de fraude, ao infectar centenas de milhares de computadores no mundo todo com um código malicioso nomeado "DNS Changer", que facilitava a entrada de vírus no sistema.
Segundo o FBI, os hackers utilizaram esse acesso para manipular a publicidade na rede, com o que ganharam até US$ 14 milhões em receitas ilegais.
A agência federal calcula que cerca de 350 mil computadores seguem infectados, entre eles 85 mil nos Estados Unidos, onde o vírus chegou até a computadores da Nasa.
Ao desmantelar a trama, o FBI ativou servidores temporários para evitar a interrupção imediata de muitos dos usuários infectados, a fim de dar tempo a eles para limparem seus arquivos.
Em 9 de julho, a agência apagará definitivamente esses servidores, pelo que os usuários de todo o mundo devem comprovar no novo site se o seu computador é um dos afetados.
Notícias do site Terra, publicadas hoje, dia 04 de julho de 2012:

Milhares de PCs no mundo podem ficar sem acesso à web este mês


Ao fazer o teste no site do DCWG, se o seu IP estiver limpo, aparecerá uma página como esta. Foto: DCWG/Reprodução

Ao fazer o teste no site do DCWG, se o seu IP estiver limpo, aparecerá uma página como esta
Foto: DCWG/Reprodução
No próximo dia 9, milhares de canadenses e centenas de milhares de pessoas no mundo correm o risco de ficar sem acesso à internet. De acordo com o site Huffington Post, o FBI (polícia federal norte-americana) irá desligar temporariamente determinados servidores DNS implantados para conter uma fraude massiva na rede. É o estágio final da operação "Ghost Click", investigação internacional que teve dois anos de duração e foi oficialmente encerrada em novembro do ano passado. 


Entretanto, um vírus chamado DNSChanger continou infectando computadores rede afora, mesmo após o final da operação. Portanto todos os computadores que continuam usando servidores associados ao malware irão se deparar com um bloqueio virtual em 9 de julho e não poderão acessar a internet até que suas máquinas estejam completamente livres de qualquer rastro do vírus.

O DNSChanger, vírus customizado que se espalhou através de canais convencionais como e-mails infectados, sites de sergurança duvidosa e scripts de malware, força computadores contaminados a se conectar a falsos servidores, direncionando-os para locais de escolha dos próprios malfeitores, muitos destes de natureza fraudulenta.
O FBI, associado a reforços internacionais, rastreou a origem do vírus e prendeu seis estonianos que usavam uma empresa de fachada para disseminar um sofisticado sistema de falsos servidores DNS. Quando o grupo de hackers foi desmantelado, o FBI estabeleceu servidores temporários "limpos" para que os computadores infectados não perdessem sua conexão subitamente.
De acordo com o presidente e fundador do Internet Systems Consortium (ISC), Paul Vixie, o malware atingiu aproximadamente 650 mil computadores no mundo inteiro, dentre os quais 25 mil estão no Canadá. Ele também diz que estima-se que o esquema rendeu quase US$ 20 milhões, em um período de quatro anos, àqueles que estão por trás da fraude.
Desde o final do ano passado, o número de computadores infectados foi reduzido para 275 mil no mundo inteiro e a sete mil no Canadá, graças aos esforços do FBI e das empresas de segurança que orientaram usuários a seguir instruções para verificar suas máquinas e remover o DNSChanger.
No entanto, as centenas de milhares de máquinas que seguem infectadas continuarão redirecionando o vírus, daí a decisão de deixá-las sem acesso à internet até que o malware esteja completamente eliminado.
Como saber se o seu computador está infectado
Uma das fontes para verificar e remover o vírus é o DNSChanger Working Group (DCWG). Você pode fazer o teste para verificar se possui esse malware no site oficial do DCWG . Ao acessar a página, você encontrará um link para fazer o teste. Basta clicar nele. Se o computador estiver limpo, você receberá uma mensagem como a da foto acima. Se estiver infectado, o aviso voltará marcado em vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário