"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Titan: os cientistas da Nasa descobrem evidências "de que existe vida extraterrestre na lua de Saturno"


Evidência de que existe vida em Titã, uma das maiores luas de Saturno, parece ter sido descoberto por cientistas da Nasa.

Concepção artística da superfície de Titã: Titan: os cientistas da Nasa encontrou provas 'mostrando a vida alienígena na lua de Saturno "
Pesquisadores da agência espacial acreditam ter descoberto pistas vitais que pareciam indicar que os alienígenas primitivos poderiam estar vivendo na lua de Saturno.
Os dados da Sonda Cassini da Nasa analisou a química complexa na superfície de Titã, que os especialistas dizem que é a única lua ao redor do planeta a ter uma atmosfera densa.
 Eles sugerem que formas de vida podem ter estar respirando na atmosfera do planeta e também se alimentando de combustível de sua superfície.
 Os astrônomos afirmam que  a lua é geralmente muito fria para suportar até mesmo a água líquida em sua superfície.
O primeiro trabalho, na revista Icarus, mostra que o gás hidrogênio flui por  toda a atmosfera da Lua saturniana e desapareceu na superfície. Isto sugere que formas alienígenas podem de fato respirar.
O segundo artigo, no Journal of Geophysical Research, concluiu que houve falta do produto químico na superfície.
Os cientistas foram então levados a acreditar que tinha sido, possivelmente, consumido pela vida.
Os pesquisadores esperavam que a luz solar interagindo com produtos químicos na atmosfera produzíssem gás de acetileno. Chris McKay, um astrobiólogo da Nasa Ames Research Center, em Moffett Field, Califórnia, que liderou a pesquisa, disse: "Nós sugerimos o consumo de hidrogênio porque é o gás óbvio para a vida para se  consumir em Titã, semelhante à maneira como nós consumimos oxigênio na Terra.
 "Se esses sinais não vir a ser um sinal de vida, seria duplamente emocionante porque representaria uma segunda forma de vida independente à base de água além da vida na Terra."
O professor John Zarnecki, da Open University, acrescentou: "Acreditamos que a química está lá para que a vida forme-se. Ela só precisa de calor e calor para dar início ao processo.
  "Em vez de quatro bilhões de anos, quando o Sol incha em uma gigante vermelha,  poderá ser o paraíso em Titan."
 Eles alertaram, no entanto, que poderia haver outras explicações para os resultados.
 Mas juntos, os dois indicaram duas condições importantes e necessárias para a vida baseada em metano para existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário