"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

RAIOS X & GAMA EM DIREÇÃO DE VÊNUS , TERRA , MARTE !






Durante uma explosão solar poderosa em Março, Fermi Gamma-ray Space Telescope da NASA detectou a luz de mais alta energia sempre associada com uma erupção no sol.   
A descoberta anuncia novo papel de Fermi de um observatório solar, uma ferramenta nova poderosa para compreender explosões solares durante o período de atividade máximo do sol.
"Para a maioria dos quatro anos de Fermi em órbita, sua grande área de telescópio (LAT) viu o sol como uma fonte de raios gama fraca e constante graças aos impactos de alta velocidade partículas chamadas raios cósmicos," disse Nicola Omodei, um astrofísico da Universidade de Stanford na Califórnia. "Agora nós estamos começando a ver o sol se pode fazer."


Uma erupção solar é um explosão de luz e partículas carregadas. Flare o poderoso 7 de Março, que ganhou uma classificação de X5.4 com base em seu pico de intensidade de seus raios-X, é a erupção mais forte até agora observada por Lat. de Fermi Produzido o tal uma torrente de raios gama - uma forma de luz com ainda mais energia do que os raios-X-que o sol brevemente tornou-se o objeto mais brilhante no céu de raios gama.


No auge do flare, o LAT detectados raios gama com dois bilhões de vezes a energia da luz visível, ou cerca de 4 bilhões de elétron volts (GeV), facilmente, estabelecendo um recorde para a luz de mais alta energia sempre detectado durante ou logo após uma erupção solar. O fluxo de raios gama alta energia, definidos como aqueles com energias para além de 100 milhões de elétrons volts (MeV), foi 1.000 vezes maior do que de saída constante do sol.
Flare 7 de Março também é notável para a persistência das suas emissões de raios gama. LAT detectada alta energia raios gama de Fermi por cerca de 20 horas, duas vezes e meia mais longo do que qualquer evento no registro.


Além disso, o evento marca a primeira vez que uma fonte de raios gama maior-do que-100-MeV foi localizada no disco do sol, graças a resolução angular afiado da LAT.


Flares e outros eventos solares eruptivos produzem raios gama, acelerando partículas carregadas, que então colidem com a matéria na atmosfera e a superfície visível do sol. Por exemplo, as interações entre os prótons resultam numa curta duração partículas subatômicas chamadas píons, que produzem radiação gama quando eles decadência. Núcleos excitados por colisões com íons de baixa energia emitem raios gama característicos como eles sossegar. Elétrons acelerados emitem raios gama conforme eles colidem com prótons e núcleos atômicos.


Erupções solares estão em ascensão como a progride de sol para o pico da sua actividade de aproximadamente 11-ano-longo ciclo, agora espera agora em meados de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário