"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

domingo, 17 de junho de 2012

Encontrada uma flauta pré-histórica de 42 mil anos





Tradução: Google tradutor.

Boa notícia aos fãs de flauta. Existiu uma fábrica de flautas pré-histórica de pelo menos, 42.000 anos de antiguidade, há mais tempo do que anteriormente relatado, concluem os arqueólogos ao olharem para a época provável da ocupação moderna do primeiro ser humano na Europa.

Em um próximo relatório no Jornal da Evolução Humana, liderada por datação de carbono, o especialista Thomas Higham da Universidade do Reino Unido de Oxford e outros especialistas reanalisaram artefatos da Idade da Pedra na caverna Geißenklösterle no sudoeste da Alemanha.

Os “aurignacianos” artefatos encontrados no local da gruta têm sido associados com os humanos modernos, ao invés de nossos primos neandertais que povoaram a Europa por centenas de milhares de anos antes de morrer em torno de 30.000 anos atrás. Geißenklösterle caverna fica no “Vale do Danúbio antigo através do qual flui o rio Ach, hoje”, observa o estudo. E seus artefatos têm sido centrais para debates sobre primeiros seres humanos modernos quando se mudaram para a Europa.

Isso é muito ruim, porque as datas anteriores datadas por radiocarbono dos itens da caverna parecem ter sido errônea, segundo reporta a equipe, aqueles que fizeram analisaram uma data mais recente (cerca de 2.000 a 3.000 anos) do que realmente era:
“Estas datas alimentaram um debate alargado sobre a cronologia das primeiras Aurignacense Europeu e da integridade da seqüência arqueológica no local, que permanecem sem solução por muitos anos”, diz o estudo.

Reanalisando as datas, os artefatos sugerem que os primeiros seres humanos modernos migraram para a Alemanha em torno de 42.000 anos atrás, subindo o Danúbio Vally. Juntamente com um dente de 41.000 anos encontrado na Inglaterra, e artefatos semelhantes encontrados na Itália, a evidência sugere que as pessoas haviam se mudado para a Europa por cerca de 45.000 anos atrás, movendo-se para a região perto da caverna durante uma vasta onda de frio no clima da Europa que durou milhares de anos.

 E essas pessoas provavelmente tocaram música, como mostrado por uma flauta de osso de cisne e flauta de osso de mamute datados em 42.000 anos atrás, entre os artefatos (encontrado pela primeira vez na década de 1970, mas erroneamente datada de cerca de 37.000 anos atrás). Conclui o estudo.
Um estudo de 2002 que reconstruiu a flauta de osso de cisne e concluiu que provávelmente emite uma série de notas C, D, FB, “alto e claro.”
Fonte: usatoday

Nenhum comentário:

Postar um comentário