"Quando você chegar ao seu futuro, vai culpar o seu passado"? (Robert Half)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trânsitos de Vênus em 2012

Os Trânsitos de Vênus em 2012 - estão entre os fenômenos astronômicos previsíveis menos frequentes. Ocorrem numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de trânsitos espaçados de 8 anos.

 

Em 5 de junho de 2012, um evento celeste único terá lugar, para nunca mais ser repetido em nossas vidas. O planeta Vênus vai alinhar-se perfeitamente entre a Terra e o sol.
Este raro alinhamento permitirá Vênus para ser visível à medida que passa em frente a face do Sol em um evento que os astronomos chamam de trânsito.
O Trânsito de Vênus em 2012 vai durar cerca de 7 horas, e vai proporcionar um evento de exibição extraordinária para observadores em todo o mundo.
Infelizmente, esse evento não está bem posicionado para o público no continente dos Estados Unidos e só será visível para os espectadores da Geórgia por cerca de 2 horas, enquanto o Sol se põe no oeste.
Uma limitação adicional em ver o Sol é o perigo que a olho nu, portanto, equipamentos e técnicas especiais são necessárias para criar um ambiente seguro observando.
Em um esforço para tornar este evento mais acessível ao público, a Coca-Cola Columbus State University, Space Science Center (CCSSC) fez uma parceria com a NASA e a Espacial Internacional Escola Education Trust (isset) para fornecer um webcast multi-do Trânsito continente  de 2012 de Vênus.
Audiências em todo o mundo, incluindo aqueles na Geórgia, terão a oportunidade de experimentar todo o evento com segurança através da Internet e TV NASA.
CCSSC equipes vão viajar tanto para o deserto de Gobi, na Mongólia e no outback australiano perto de Alice Springs para a ótimas condições de observação para adquirir imagens e vídeo do trânsito todo.

Além disso, uma equipe CCSSC permanecerá na Geórgia para fornecer imagens de locais e vídeo do evento e  estudantes da Columbus State University, Katherine Lodder, proporcionarão um segundo conjunto de imagens dos Estados Unidos a partir de Bryce Canyon National Park, em Utah. As três equipes continentais estarão equipadas com alfa hidrogênio, cálcio, K-line, e filtros solares de luz branca que permitam imagens espectaculares deste evento. Estes filtros são fornecidos por Mead o CCSSC do Observatório, onde são utilizados regularmente para obter imagens e animações de fenômenos solares, tais como manchas, erupções, Plages, Faculae, proeminências, e filamentos.
Normalmente, os estudantes da Columbus State estudam esses fenômenos solares para melhor entender o ciclo do Sol da atividade e sua interação com a Terra. No entanto, durante o trânsito de Vênus, esses recursos solares se tornarão, por um período final em nossas vidas, o deslumbrante cenário contra o qual disco planetário de Vênus vai cruzar o rosto do Sol a 865 mil milhas de largura.
Com sua ajuda, este pode ser um dos maiores eventos de webcast astronômicos no registro.

Veja o trânsito com a equipe CCSSC em www.ccssc.org/transit2012.html ou clicando através de nossos parceiros no site da NASA do dia de Sol-Terra, http://sunearthday.nasa.gov .

Três comprimentos de onda ... Três Continentes ... um evento Webcast Worldwide
2012 Trânsito de Vênus ... Contando História Juntos




Um trânsito de Vênus é a passagem astronômica do planeta Vênus diante do Sol, visto da Terra, ocultando uma pequena parte do disco solar. Ocorre quando o Sol, Vênus e a Terra se encontram alinhados. Um trânsito de Vênus é semelhante ao eclipse solar pela Lua. Apesar de o diâmetro de Vênus ser quatro vezes maior que o da Lua, aparece bem menor durante o trânsito devido à maior distância entre o planeta e a Terra. O tempo da passagem é medido em horas; a ocorrência de 2004 teve a duração de 6 horas. Antes da era espacial, a observação dos trânsitos de Vênus era utilizada para calcular a distância Terra-Sol pelo método da paralaxe.
Os trânsitos de Vênus estão entre os fenômenos astronômicos previsíveis menos frequentes. Ocorrem numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de trânsitos espaçados de 8 anos, seguidos de longos intervalos de 121,5 e 105,5 anos. Esta periodicidade é reflexo do fato de que os períodos orbitais da Terra e Vênus mantêm ressonâncias próximas a 8:13 e 243:395. Antes da ocorrência de 2004, o último par de trânsitos ocorreu em dezembro de 1874 e dezembro de 1882. No século XXI, o primeiro trânsito ocorreu em 8 de junho de 2004 e o seguinte ocorrerá em 6 de junho de 2012. Após 2012, o próximo par de trânsitos será em 2117 e 2125.[1][2]
Um trânsito de Vênus pode ser observado com segurança tomando-se as mesmas precauções usadas nas observações das fases parciais de um eclipse solar. Olhar diretamente para o disco brilhante do Sol (a fotosfera) com olhos desprotegidos pode rapidamente causar danos oculares sérios e, com frequência, permanentes.[3]

Conjunções

Diagrama de trânsitos de Vênus e o ângulo entre os planos orbitais de Vênus e a Terra


Vênus, com uma órbita inclinada em 3,4° em relação à da Terra, normalmente parece passar sob (ou sobre) o Sol no céu na conjunção inferior.[4] Um trânsito ocorre quando Vênus atinge a conjunção com o Sol em um dos seus nós, na longitude em que Vênus passa pelo plano orbital da Terra (a eclíptica). Embora a inclinação entre esses dois planos orbitais seja de apenas 3,4°, Vênus pode estar a até 9,6° do Sol quando visto da Terra na conjunção inferior.[4] Como o diâmetro angular do Sol é de cerca de meio grau, Vênus pode parecer passar sobre ou sob o Sol em mais de 18 diâmetros solares durante uma conjunção comum.
Sequências de trânsitos ocorrem num padrão que se repete a cada 243 anos, com trânsitos acontecendo com uma diferença de oito anos, seguida de um espaço de tempo de 121,5 anos, depois um espaço de oito anos e mais um longo espaço de 105,5 anos. O padrão se repete a cada 243 anos porque 243 períodos orbitais siderais da Terra (365,25636 dias, ligeiramente maior que o ano trópico) são 88.757,3 dias, e 395 períodos orbitais siderais de Vênus (224,701 dias) são 88.756,9 dias. Por isso, após este período, Vênus e Terra retornam praticamente ao mesmo ponto nas suas órbitas respectivas. Este período de tempo corresponde a 153 períodos sinódicos de Vênus.[5]
O padrão 105,5 – 8 – 121,5 – 8 anos não é o único possível no ciclo de 243 anos, devido à pequena diferença entre os tempos em que a Terra e Vênus chegam ao ponto de conjunção. Antes de 1518, o padrão de trânsitos era 8 – 113,5 – 121,5 anos, e os oito períodos entre trânsitos antes do trânsito de 546 foram de 121,5 anos. O padrão atual continuará até 2846, quando será substituído pelo padrão 105,5 – 129,5 – 8 anos. Portanto, o ciclo de 243 anos é relativamente estável, mas o número de trânsitos e a época em que ocorrem dentro do ciclo variam com o tempo.[5][6]

História antiga e medieval

Tábua de Vênus de Ammisaduqa, tábua cuneiforme de argila com previsões astrológicas do período neo-assírio. Biblioteca de Assurbanípal.

Antigos observadores gregos, egípcios, babilônios e chineses conheciam Vênus e registraram os seus movimentos. Os primeiros gregos pensavam que as aparições noturna e matutina de Vênus se constituíam de dois objetos diferentes, Hesperus, a estrela da noite, e Phosphorus, a estrela da manhã.[7] Credita-se a Pitágoras a compreensão de que ambos eram o mesmo planeta. Não há evidência de que qualquer dessas culturas sabia dos trânsitos. Vênus era importante para as antigas civilizações americanas, em particular para os maias, que o chamavam Noh Ek, a “Grande Estrela”, ou Xux Ek, a “Estrela Vespa”;[8] eles corporificavam Vênus na forma do deus Kukulcán (também conhecido como ou relacionado a Gukumatz e Quetzalcóatl em outras partes do México). Os maias registraram o ciclo completo de Vênus no Dresden Codex (livro maia pré-colombiano do século XI ou XII), mas, apesar do conhecimento preciso do seu curso, não há menção ao trânsito.[9]

O trânsito de Vênus foi dado como tendo sido observado por astrônomos islâmicos medievais. O sábio persa Avicena sustentou ter observado o trânsito de 24 de maio de 1032. Ele usou esta observação para demonstrar que Vênus estava, pelo menos algumas vezes, abaixo do Sol na cosmologia ptolomaica.[10] Logo depois, ele escreveu o Compêndio do Almagesto, um comentário sobre o Almagesto de Ptolomeu, no qual ele concluía que Vênus estava mais perto da Terra do que o Sol.[11] No século XII, o astrônomo andaluz Ibn Bajjah reportou ter visto “os dois planetas como manchas negras na face do Sol”. No século XIII, o astrônomo Qotb al-Din Shirazi, do observatório de Maragha, no atual Irã, identificou a observação de Ibn Bajjah como trânsitos de Vênus e Mercúrio. [12] Entretanto, Ibn Bajjah não pode ter observado um trânsito de Vênus, já que nenhum ocorreu ao longo da sua vida.[13]

Observações modernas

Medindo durações de trânsito para determinar a paralaxe solar

A par da sua raridade, o interesse científico original na observação de um trânsito de Vênus era que ele poderia ser usado para determinar o tamanho do sistema solar, empregando-se o método de paralaxe e a terceira lei de Kepler. A técnica envolvia fazer precisas observações da pequena diferença do momento de início ou de término do trânsito em pontos bastante separados na superfície da Terra. A distância entre os pontos da Terra era então utilizada como base para calcular a distância até Vênus e o Sol por triangulação.[14]
Embora por volta do século XVII os astrônomos pudessem calcular a distância relativa entre cada planeta e o Sol em termos da distância entre a Terra e o Sol (uma unidade astronômica), um valor absoluto preciso desta distância não tinha sido determinado. Em 1627, Johannes Kepler tornou-se a primeira pessoa a predizer um trânsito de Vênus, ao prever o evento de 1631. Seus métodos não eram suficientemente precisos para prever que o trânsito não seria visível na maior parte da Europa e, como consequência, ninguém foi capaz de se preparar para observar o fenômeno.[15]


Jeremiah Horrocks faz uma das primeiras observações do trânsito de Vênus em 1639.
 
 
O trânsito de Vênus de 1882.

Primeira observação científica europeia

A primeira observação científica de um trãnsito de Vênus foi feita por Jeremiah Horrocks em sua casa em Carr House, Much Hoole, perto de Preston, na Inglaterra, em quatro de dezembro de 1639 (24 de novembro no calendário juliano então em uso na Inglaterra. Seu amigo William Crabtree também observou este trânsito em Salford, perto de Manchester. Kepler tinha previsto trânsitos em 1631 e 1761 e uma aproximação em 1639. Horrocks corrigiu os cálculos de Kepler para a órbita de Vênus e percebeu que os trânsitos de Vênus ocorreriam em pares com oito anos de diferença, e com isso previu o trânsito em 1639. Embora ele estivesse incerto sobre a hora exata, ele calculou que o trânsito se iniciaria aproximadamente às 15 h. Horrocks focou a imagem do Sol com um telescópio simples sobre um pedaço de cartão, onde a imagem poderia ser observada de forma segura. Depois de observar pela maior parte do dia, ele teve sorte em ver o trânsito, pois as nuvens que cobriam o Sol se dissiparam perto de 15:15 h, apenas meia hora antes do pôr do sol. As observações de Horrocks lhe permitiram fazer uma bem fundamentada estimativa do tamanho de Vênus, além da distância entre a Terra e o Sol. Ele estimou a distância entre o Sol e a Terra em 59,4 milhões de milhas (95,6 Gm, 0,639 UA) – cerca de dois terços da distância correta de 93 milhões de milhas (149,6 milhões de quilômetros), mas um número mais preciso do que qualquer outro sugerido até aquela época. Entretanto, as observações de Horrocks só foram publicadas em 1661, bem depois da sua morte.[16]

1761 e 1769

O par de trânsitos de 1761 e 1769 foi utilizado para tentar determinar de forma precisa o valor da unidade astronômica (UA), usando a paralaxe. Este método de determinar a UA foi primeiramente descrito por James Gregory em Optica Promota, em 1663. Seguindo a proposição apresentada por Edmond Halley (que tinha morrido quase vinte anos antes),[14] numerosas expedições foram feitas para diversos lugares do mundo visando observar esses trânsitos, num primeiro exemplo de colaboração científica internacional. Numa tentativa de observar o primeiro trânsito do par, cientistas e exploradores da Grã-Bretanha, Áustria e França viajaram para destinos ao redor do mundo, incluindo Sibéria, Noruega, Terra Nova e Madagáscar.[17] A maioria conseguiu observar pelo menos parte do trânsito, mas leituras excelentes foram feitas em particular por Jeremiah Dixon e Charles Mason no Cabo da Boa Esperança.[18]
Com base em suas observações do trânsito de Vênus de 1761 no Observatório de Petersburgo, Mikhail Lomonossov previu a existência de uma atmosfera em Vênus. Lomonossov detectou a refração de raios solares ao observar o trânsito e inferiu que somente a refração através de uma atmosfera poderia explicar a aparição de um anel de luz em torno da parte de Vênus que ainda não estava em contato com o disco solar, durante a primeira fase do trânsito.[19]
Para o trânsito de 1769, cientistas viajaram para a Baía de Hudson, Baja California (então sob o controle espanhol) e Noruega. Observações também foram feitas no Taiti, na primeira viagem do Capitão Cook,[20] numa localidade até hoje conhecida como “Ponto Vênus”.[21] O astrônomo tcheco Christian Mayer foi convidado por Catarina, a Grande para observar o trânsito em São Petersburgo com Anders Johan Lexell, enquanto outros membros da Academia de Ciências da Rússia foram para oito outras locações no Império Russo.[22] Na Filadélfia, a Sociedade Filosófica Americana erigiu três observatórios temporários e instituiu um comitê, liderado por David Rittenhouse. Os resultados dessas observações foram impressos no primeiro volume das "Transações" da Sociedade, publicado em 1771.

O “efeito gota negra” visível durante o trânsito de 2004.


O azarado Guillaume Le Gentil passou oito anos viajando numa tentativa de observar ambos os trânsitos. Sua mal sucedida viagem o levou a perder sua esposa e bens e a ser declarado morto. Seus esforços se tornaram a base para a peça Trânsito de Vênus, de Maureen Hunter.[17]

Infelizmente, foi impossível determinar o momento exato do início e fim do trânsito, por causa do fenômeno conhecido como “efeito da gota negra”. Durante muito tempo, imaginou-se que este efeito se devesse à espessa atmosfera de Vênus, e inicialmente ele foi considerado a primeira evidência real de que Vênus tinha uma atmosfera; entretanto, estudos recentes demonstraram tratar-se de um efeito óptico causado pelo enodoamento da imagem de Vênus por turbulências na atmosfera da Terra ou imperfeições nos aparelhos de observação.[23][24]
Em 1771, usando os dados combinados dos trânsitos de 1761 e 1769, o astrônomo francês Jérome Lalande calculou a unidade astronômica em 153 milhões de quilômetros (± 1 milhão de km). A precisão foi menor do que a esperada por causa do efeito da gota negra, mas ainda assim foi uma melhoria considerável nos cálculos de Horrocks.[17]

1874 e 1882

As observações dos trânsitos de 1874 e 1882 permitiram que este valor fosse mais refinado. Várias expedições foram enviadas para as Ilhas Kerguelen para as observações de 1874. O astrônomo americano Simon Newcomb combinou os dados dos últimos quatro trânsitos e obteve o valor de 149,59 milhões de quilômetros (± 0,31 milhão de km). Técnicas modernas, como a telemetria por sondas espaciais e observações por radar de objetos do sistema solar, permitiram a obtenção de um valor preciso para a unidade astronômica (com precisão de ± 30 m), eliminando assim a necessidade de cálculos por paralaxe.[17][24]

2004

Trânsito de Vênus visto de Degania Alef, Israel, 2004.


Apesar do abandono dos cálculos por paralaxe, houve muito interesse no trânsito de 2004, na medida em que cientistas tentaram medir o padrão de obscurecimento da luz quando Vênus bloqueou parte da luz do Sol, visando refinar técnicas que eles esperam utilizar na busca de planetas extrassolares.[24][25] Os métodos atuais para procurar planetas orbitando outras estrelas somente funcionam em alguns casos: (i) planetas muito grandes (como Júpiter, não como a Terra), cuja gravidade é forte o bastante para fazer oscilar a estrela numa extensão que nos permita detectar mudanças no movimento próprio ou mudanças por efeito Doppler na velocidade radial, (ii) planetas do tamanho de Júpiter ou Netuno muito próximos de sua estrela ou (iii) através de microlente gravitacional por planetas que passam na frente de estrelas em segundo plano, sendo a distância para a sua própria estrela comparável com o anel de Einstein.[26]
A medição da intensidade da luz durante o curso de um trânsito, quando o planeta bloqueia parte da luz, é potencialmente muito mais sensível, e poderia ser usada para encontrar planetas menores.[24] Entretanto, seria necessária uma medição extremamente precisa; por exemplo, o trânsito de Vênus provoca uma redução da luz do Sol de mero 0,001 na magnitude, e o obscurecimento por pequenos planetas extrassolares será igualmente pequeno.[27]

2012

O melhor lugar para ver o trânsito de 2012 estará no Oceano Pacífico, incluindo Havaí, Alaska e ilhas do Pacífico central. Algumas organizações começaram a se preparar para o trânsito de 2012 com grande antecipação, incluindo um grupo que organiza festividades e observações no Taiti.[28] Entre os países lusófonos será visível em parte no extremo ocidental do Brasil (pôr do Sol do dia 5), extremo oriental de Angola e todo Moçambique (nascer do Sol do dia 6). Visível na totalidade em Timor e Macau (dia 6).[29]

Trânsitos do passado e do futuro

Gravura mostrando William Crabtree realizando a primeira observação do trânsito de Vênus.
 
Atualmente os trânsitos podem acontecer somente em junho ou dezembro (ver quadro). Essas datas estão lentamente ficando mais tardias no ano; antes de 1631, os trânsitos ocorriam em maio e novembro.[5] Os trânsitos normalmente ocorrem em pares, mais ou menos na mesma data com diferença de oito anos. Isto acontece porque o período de oito anos da Terra é quase o mesmo de 13 anos de Vênus, portanto a cada oito anos os planetas estão aproximadamente na mesma posição relativa. Esta conjunção aproximada normalmente resulta em um par de trânsitos, mas não é precisa o bastante para produzir uma trinca, pois Vênus chega 22 horas mais cedo a cada vez.[5] O último trânsito que não foi parte de um par foi em 1396 e o próximo será em 3089. Em 2854 (o segundo do par 2846/2854), embora Vênus vá apenas tangenciar o Sol quando visto do equador da Terra, um trânsito parcial será visível de algumas partes do hemisfério sul.[30]
Trânsitos de Vênus no passado
Trânsitos de Vênus
Data(s) de
trânsito
Hora (UTC) Observação Caminho do trânsito
(HM Nautical
Almanac Office)
Início Meio Fim
24 de maio de1032


Observado pelo astrônomo e sábio persa Avicena.[11][10]
23 de novembro de 1396 15:45 19:27 23:09 Último trânsito a não ser parte de um par. Alguns acreditam que astrônomos astecas podem ter visto este trânsito. [2]
25-26 de maio de 1518 22:46
25 de maio
01:56
26 de maio
05:07
26 de maio

[3]
23 de maio de 1526 16:12 19:35 21:48 Último trânsito antes da invenção do telescópio [4]
7 de dezembro de 1631 03:51 05:19 06:47 Previsto por Kepler [5]
4 de dezembro de 1639 14:57 18:25 21:54 Primeiro trânsito observado por Horrocks and Crabtree [6]
6 de junho de 1761 02:02 05:19 08:37 Mikhail Lomonossov observa a atmosfera de Vênus [7]
3-4 de junho de 1769 19:15
3 de junho
22:25
3 de junho
01:35
4 de junho
Viagem do Capitão Cook ao Taiti [8]
9 de dezembro de 1874 01:49 04:07 06:26 Pietro Tacchini lidera expedição a Muddapur, Índia. Uma expedição francesa vai à Ilha Campbell, na Nova Zelândia [9]
6 de dezembro de 1882 13:57 17:06 20:15 John Phillip Sousa compõe uma marcha, "O Trânsito de Vênus", em homenagem ao trânsito.[24] [10]
8 de junho de 2004 05:13 08:20 11:26 Várias redes de telecomunicação transmitem globalmente vídeos ao vivo da passagem de Vênus [11]
Trânsitos Futuros de Vênus
Trânsitos de Vênus
Data(s) do
trânsito
Hora (UTC) Observações Caminho do Trânsito
(HM Nautical
Almanac Office)
Início Meio Fim
5-6 de junho de 2012 22:09
5 de junho
01:29
6 de junho
04:49
6 de junho
Totalmente visível no Havaí, Alasca, Austrália, o Pacífico e Ásia oriental, com o início do trânsito visível na América do Norte. [12]
10-11 de dezembro de 2117 23:58
10 de dezembro
02:48
11 de dezembro
05:38
11 de dezembro
Totalmente visível na China oriental, Japão, Taiwan, Indonésia e Austrália. Parcialmente visível na costa ocidental dos EUA e na Índia, maior parte da África e Oriente Médio. [13]
8 de dezembro de 2125 13:15 16:01 18:48 Totalmente visível na América do Sul e no leste dos EUA. Parcialmente visível no oeste dos EUA, Europa e África. [14]
11 de junho de 2247 08:42 11:33 14:25 Totalmente visível na África, Europa e Oriente Médio. Parcialmente visível na Ásia oriental, Indonésia e nas Américas do Sul e Norte. [15]
9 de junho de 2255 01:08 04:38 08:08 Totalmente visível na Rússia, Índia, China e oeste da Austrália. Parcialmente visível na África, Europa e oeste dos EUA. [16]
12-13 de dezembro de 2360 22:32
12 de dezembro
01:44
13 de dezembro
04:56
13 de dezembro
Totalmente visível na Austrália e maior parte da Indonésia. Parcialmente visível na Ásia, África e na metade ocidental das Américas. [17]
10 de dezembro de 2368 12:29 14:45 17:01 Totalmente visível na América do Sul, África ocidental e costa leste dos EUA. Parcialmente visível na Europa, oeste dos EUA e Oriente Médio. [18]
12 de junho de 2490 11:39 14:17 16:55 Totalmente visível na maior parte das Américas, África ocidental e Europa. Parcialmente visível na África oriental, Oriente Médio e Ásia. [19]
10 de junho de 2498 03:48 07:25 11:02 Totalmente visível na maior parte da Europa, Ásia, Oriente Médio e Africa oriental. Parcialmente visível no leste das Américas, Indonésia e Austrália. [20]

Em longos períodos de tempo, novas séries de trânsito se iniciarão e as antigas terminarão. Diferentemente das séries Saros para os eclipses lunares, é possível que uma série de trânsitos se reinicie depois de um hiato. As séries de trânsitos também variam muito mais em duração dos que as séries Saros.

Tangenciamento e trânsitos simultâneos

Algumas vezes Vênus apenas tangencia o Sol durante um trânsito. Nesses casos, é possível que em algumas regiões da Terra possa se ver um trânsito completo, enquanto em outras haja apenas um trânsito parcial, sem um segundo ou terceiro contato. O último trânsito deste tipo foi em 6 de dezembro de 1631 e o próximo será em 13 de dezembro de 2611.[5] É também possível que um trânsito de Vênus seja visto em algumas partes do mundo como parcial, enquanto em outras Vênus não toca o Sol. O último trânsito deste tipo aconteceu em 19 de novembro de 541 a.C. e o próximo será em 14 de dezembro de 2854.[5]
A ocorrência simultânea de trânsitos de Mercúrio e Vênus é possível, mas apenas num futuro distante. O último evento desses ocorreu em 22 de setembro de 373.173 a.C. e os próximos serão em 26 de julho de 69.163 e em 29 de março de 224.508.[31][32] A ocorrência simultânea de um eclipse solar e um trânsito é possível, mas muito rara. A última vez em que um eclipse solar aconteceu durante um trânsito de Vênus foi em 1 de novembro de 15.607 a.C.[33] e a próxima será em 5 de abril de 15.232.[31] Ressalte-se, entretanto, que, no dia seguinte do trânsito venusiano de 3 de junho de 1769, houve um eclipse total do Sol[34] que foi visível no norte da América, Europa e norte da Ásia.

Observação

Óculos para observação de eclipses podem ser usados para se observar o trânsito.

A maneira mais segura para se observar um trânsito é projetando-se a imagem do Sol através de um telescópio ou binóculo sobre uma tela, mas o evento pode ser visto a olho nu utilizando-se filtros especificamente projetados para este fim, como um filtro solar astronômico com uma camada de cromo depositada a vácuo, óculos para observação de eclipses ou óculos de soldadores grau 14. O método antigo de utilizarem-se negativos expostos de filme preto e branco não é mais considerado seguro, pois pequenas imperfeições no filme podem permitir que raios ultravioleta o ultrapassem e provoquem danos. Negativos expostos de filmes coloridos não contêm prata e são transparentes ao infravermelho, o que pode provocar queimadura da retina. A observação direta do Sol sem filtros pode provocar perda provisória ou permanente da função visual, na medida em que pode danificar ou destruir as células da retina.[3][35]
Existem quatro assim chamados “contatos” durante um trânsito – momentos em que a circunferência de Vênus toca a circunferência do Sol em um único ponto:
1.Primeiro contato (ingresso externo): Vênus está totalmente fora do disco solar, movendo-se para dentro.
2.Segundo contato (ingresso interno): Vênus está totalmente dentro do disco do Sol, movendo-se mais para dentro.
3.Terceiro contato (saída interna): Vênus está totalmente dentro do disco do Sol, movendo-se para fora.
4.Vênus está totalmente fora do disco solar, movendo-se para fora.[3]
Um chamado quinto ponto é aquele de maior trânsito, quando Vênus está no meio do seu caminho dentro do disco solar, que marca a metade da duração do trânsito.[3]

Referências

  1. John E. Westfall (2003-11). June 8, 2004:The Transit of Venus. Arquivado do original em August 8, 2007. Página visitada em 25 September 2006.
  2. Westfall, John E.. June 8, 2004:The Transit of Venus. alpo-astronomy.org. Página visitada em December 8, 2009.
  3. a b c d Transit of Venus - Safety. University of Central Lancashire. Página visitada em 21 September 2006.
  4. a b Juergen Giesen (2003). Transit Motion Applet. Página visitada em 26 September 2006.
  5. a b c d e f Fred Espenak (2004-02-11). Transits of Venus, Six Millennium Catalog: 2000 BCE to 4000 CE. NASA. Página visitada em 21 September 2006.
  6. John Walker. Transits of Venus from Earth. Fourmilab Switzerland. Página visitada em 21 September 2006.
  7. Paul Rincon (2005-11-07). Planet Venus: Earth's 'evil twin'. BBC. Página visitada em 25 September 2006.
  8. Morley, Sylvanus G.. The Ancient Maya. 5th ed. [S.l.]: Stanford Univ Press, 1994. ISBN 9780804723107
  9. Bohumil Böhm and Vladimir Böhm. The Dresden Codex — the Book of Mayan Astronomy. Página visitada em 25 September 2006.
  10. a b Ragep, Sally P. (2007). "Ibn Sīnā". The Biographical Encyclopedia of Astronomers. New York: Springer New York. 570–572. ISBN 978-0-387-31022-0 
  11. a b Goldstein, Bernard R.. (March 1972). "Theory and Observation in Medieval Astronomy". Isis 63 (1): 39–47 [44]. University of Chicago Press. DOI:10.1086/350839.
  12. S. M. Razaullah Ansari. History of oriental astronomy: proceedings of the joint discussion-17 at the 23rd General Assembly of the International Astronomical Union, organised by the Commission 41 (History of Astronomy), held in Kyoto, August 25–26, 1997. [S.l.]: Springer, 2002. p. 137. ISBN 1402006578
  13. Fred Espenak. . "Six Millennium Catalog of Venus Transits".
  14. a b Dr. Edmund Halley. A New Method of Determining the Parallax of the Sun, or His Distanc.... [S.l.: s.n.]. 454 p.
  15. Robert H. van Gent. Transit of Venus Bibliography. Página visitada em 11 September 2009.
  16. Paul Marston. Jeremiah Horrocks - young genius and first Venus transit observer. [S.l.]: University of Central Lancashire, 2004. 14–37 p.
  17. a b c d Prof. Richard Pogge. Lecture 26:How far to the sun? The Venus Transits of 1761 & 1769. Página visitada em 25 September 2006.
  18. National Dictionary of Biography - Biography of Jeremiah Dixon. Oxford University Press. Página visitada em 25 September 2006.
  19. Mikhail Ya. Marov. (2004). "Mikhail Lomonosov and the discovery of the atmosphere of Venus during the 1761 transit". Proceedings of the International Astronomical Union: 209–219. Cambridge University Press.
  20. In: Ernest Rhys. The Voyages of Captain Cook. [S.l.]: Wordsworth Editions Ltd, 1999. 29–30 p. ISBN 1-84022-100-3
  21. See, for example, Stanley, David. (2004). "Moon Handbooks South Pacific". Avalon Travel Publishing.
  22. Christian Mayer. . "An Account of the Transit of Venus: In a Letter to Charles Morton, ...". Royal society (GB). Philosophical transactions 54: 163.
  23. Explanation of the Black-Drop Effect at Transits of Mercury and the.... AAS (2004-01-04). Página visitada em 21 September 2006.
  24. a b c d e Transits of Venus - Kiss of the goddess. The Economist (2004-05-27). Página visitada em 25 September 2006.
  25. Maggie McKee (2004-06-06). Extrasolar planet hunters eye Venus transit. New Scientist. Página visitada em 27 September 2006.
  26. [ligação inativa]A. Gould et al.. (2006-06-10). "Microlens OGLE-2005-BLG-169 Implies That Cool Neptune-like Planets ...". The Astrophysical Journal Letters 644 (1): L37–L40. The American Astronomical Society. DOI:10.1086/505421. Bibcode2006ApJ...644L..37G.
  27. Fred Espenak (2002-06-18). 2004 and 2012 Transits of Venus. NASA. Página visitada em 25 September 2006.
  28. See Venus-Tahiti2012.org.
  29. [1]
  30. Steve Bell (2004). Transits of Venus 1000 AD – 2700 AD. HM Nautical Almanac Office. Arquivado do original em September 7, 2006. Página visitada em 25 September 2006.
  31. a b "Hobby Q&A", Sky&Telescope, August 2004, p. 138.
  32. Fred Espenak (2005-04-21). Transits of Mercury, Seven Century Catalog: 1601 CE to 2300 CE. NASA. Página visitada em 27 September 2006.
  33. Jeliazkov, Jeliazko. Simultaneous occurrence of solar eclipse and a transit. transit.savage-garden.org. Página visitada em 2009-08-11. [ligação inativa]
  34. de La Lande, M.; Messier, M.. (1769). "Observations of the Transit of Venus on 3 June 1769, and the Eclipse of the Sun on the Following Day, Made at Paris, and Other Places. Extracted from Letters Addressed from M. De la Lande, of the Royal Academy of Sciences at Paris, and F. R. S. to the Astronomer Royal; And from a Letter Addressed from M. Messier to Mr. Magalhaens". Philosophical Transactions (1683–1775) 59 (0): 374–377. DOI:10.1098/rstl.1769.0050. Bibcode1769RSPT...59..374D.
  35. Fred Espenak. Eye Safety During Solar Eclipses (Adapted from NASA RP 1383 Total S.... Página visitada em 21 September 2006.

Ver também

Ligações externas


EXTRAÍDO DE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito_de_V%C3%AAnus

Nenhum comentário:

Postar um comentário